Teresa Ramarajara

Somos vários personagens

Nosso ego é apenas uma pequena parte do que somos. Ele é aquela parte racional, cheio de certezas e que acha que sabe o que é melhor para nós. Nossa psique ou “alma” em latim, é repleta de personagens diferentes e criativos quer que a gente seja feliz a qualquer custo, ou que só sinta prazer imediato, ou que relaxe e jogue tudo para o alto. Eles estão o tempo inteiro atuando em nós, influenciando nas nossas decisões, desviando a gente do nosso objetivo caso um desses personagens acredite que não é uma boa escolha e por aí vai.
Um verdadeiro teatro onde a cada momento um deles quer ser protagonista e o ego se sentindo o diretor da cena, fica tentando ser o único protagonista ignorando aqueles outros personagens tão importantes para a nossa vida quanto o ego.
Em psicoterapia aprendemos a lidar com essa questão buscando fazer com que esse ego seja menos absoluto em si mesmo e mais negociador com a alma. Senão sofremos e não chegamos a lugar nenhum.
Para isso existem técnicas e ferramentas que ajudam na compreensão dessa nossa psique tão complexa e tão incrível e surpreendente.
Dra. Alcione Bastos ( retirado do Instagram)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima